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Comportamento Humano nas Organizações. Curso Administração

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Comportamento Humano nas Organizações. Curso Administração é uma disciplina do curso superior de Administração.



O que é essa disciplina e o que você irá estudar?

Essa disciplina visa trabalhar os temas Gestão de Pessoas, Liderança e Negociação e Gestão de conflitos.

Esses são temas muito relevantes na atualidade. As organizações são compostas por pessoas. Elas que conferem sentido à organização e se empenham na confecção de produtos e prestação de serviços. São o grande ativo das organizações. Sem elas as organizações não existiriam.

Em contrapartida, as organizações conferem às pessoas sentido e a possibilidade de se realizarem.

Nessa relação das pessoas com as organizações, os líderes têm papel fundamental. São eles que movem as equipes na busca dos objetivos organizacionais. Nessa disciplina você irá estudar alguns estilos de liderança, tipos de líderes e como impactam na produtividade das equipes. Você terá a oportunidade de refletir como é sua liderança e buscar pontos de melhoria.

Os professores também irão abordar questões de conflito e negociação. O conflito faz parte das relações humanas. Onde existem pessoas existem conflitos. Você irá estudar as diferentes dimensões do conflito e como o conflito pode impulsionar equipes ou interferir na produtividade dos grupos.

Por fim, serão abordados os temas negociação e persuasão. Você irá aprender como podemos negociar melhor e estar preparados para persuadir.

Quais os objetivos? Por que estudar essa disciplina no curso de Administração de Empresas?

Dentre os principais objetivos e motivos para o estudo dessa disciplina no curso de Administração de Empresas, destaco os seguintes:

  • Discutir sobre a gestão das pessoas nas organizações e seus subsistemas.
  • Debater sobre os desafios de se gerir pessoas e tarefas.
  • Apresentar o tema liderança, com os diferentes estilos e tipos.
  • Abordar o tema performance da equipe e como aprimorá-la.
  • Debater sobre o tema conflito e suas consequências para a organização.
  • Abordar o tema negociação e sua relevância no cotidiano.

Quais as dificuldades?

Quando falamos de dificuldades de aprendizagem, o tema remete a vários fatores que podem estar relacionados ou aparecerem de maneira isolada, tais como, a maneira de ensinar dos professores que não está atraindo a atenção dos estudantes, dificuldade em relacionar o conteúdo apresentado com as situações práticas nas organizações, dificuldade com a escrita acadêmica, falta de tempo por parte do estudantes para se aprofundar nos temas fora da sala de aula (leitura de livros, assistir palestras, cursos extracurriculares...), entre outros.

Quais as aplicações?

Conforme já foi dito, as organizações dependem das pessoas para funcionar e atingir os seus objetivos. Na disciplina Comportamento Humano nas Organizações do curso de Administração de Empresas, quanto as aplicações práticas, você, enquanto administrador, aprenderá mais sobre a liderança em seus aspectos motivadores, em como influenciar as pessoas e mantê-las motivadas, não só no aspecto profissional, mas também no campo do desenvolvimento pessoal.

Consequentemente também aprenderá a aplicar a liderança voltada para resultados, ou seja, como o líder pode formar uma equipe comprometida e focada, de alta performance, e que traga resultados mensuráveis para empresa, mais vendas, mais lucro, maior participação de mercado, etc. Essa é a principal aplicação prática considerando que o objetivo de toda empresa é o lucro.

Conclusão

O mais importante nessa disciplina é você colocar os conceitos aprendidos em prática. A informação, por si, não ajudará você a se tornar um líder melhor. É preciso aplica-la na vida, caso deseje mudar e se tornar um líder melhor. E mesmo que você não ocupe uma posição de liderança na organização em que trabalha, será de grande valia os estudos sobre Negociação e Gestão de Conflitos, pois todos nós, desde o momento em que acordamos até o momento em que vamos dormir, mesmo sem perceber, negociamos o tempo todo.

Isso sem mencionar o conteúdo sobre técnicas de persuasão que eu achei particularmente útil.

Persuasão não é manipulação. Manipulação é enganar os outros em benefício próprio. Persuasão é a capacidade de fazer o outro atender ao seu interesse. É convencer o outro acerca de algo. Utilizamos essa estratégia todo tempo sem nos darmos conta dela.

Sobre esse assunto, gostei muito do livro do autor Robert Cialdini “As armas da persuasão: como influenciar e não se deixar influenciar”. Ele é um Psicólogo Social que estudou o tema e apresenta algumas “armas” que influenciam nossa conduta. Para quem se interessar, deixo um link de uma pequena resenha do livro.

Vinicius Torraque Novaes é servidor público federal, graduado em Gestão de Pessoas pela Universidade Metodista de São Paulo com MBA em Administração de Empresas pela Faculdade Internacional de Curitiba, Bacharelando em Relações Internacionais pela Faculdade Internacional de Curitiba e Pós Graduando em Coaching e Liderança pela Faculdade Unyleya.



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